Páginas

viernes, 7 de diciembre de 2018

Na Itália, nascimentos e casamentos religiosos desmoronam. Depois dos dois sínodos sobre a familia

Justamente no dia em que uma amostra foi aberta (veja foto) na Pontifícia Universidade Urbana, dedicada à família polonesa Ulma - "essa numerosa família", disse o papa Francisco, "assasinada pelos nazistas alemães durante a Segunda Guerra Mundial" por ter escondido e dado ajuda aos judeus "-, na Itália, o Instituto Nacional de Estatísticas divulgou dados sobre nascimentos e casamentos para o ano de 2017.
Longe das "numerosas" famílias, como a dos mártires poloneses ou como tantas na Itália de um século atrás. O colapso da taxa de natalidade atingiu aqui, em 2017, o seu nível mais baixo que nunca. Em um país de 60 milhões e 500 mil habitantes, apenas 458.151 crianças nasceram no ano passado, e ainda menos, cerca de 440 mil são os novos nascimentos previstos para 2018, pouco mais de 7 por 1.000 habitantes, 30% abaixo da média da União Europeia, que já é a região do mundo com o recorde da não-natalidade.
Se pensarmos que a taxa de fertilidade - ou "índice de fecundidade total" - que garante crescimento zero, ou seja, a taxa de reposição da população, é de 2,1 filhos por mulher, os dados italianos são drasticamente baixos desde décadas atrás e em 2017 está estabelecido no nível 1.3, com numerosas regiões com nascimentos ainda mais escasso e com a Sardenha diretamente precipitada ao nível 1.06.
Esses números já testemunham uma marcha inexorável em direção à extinção de um povo.
Mas ainda mais impressionantes são os dados que se referem aos casamentos. Eles eram 203.000 em 2016 e caíram para 191.000 em 2017, 6% menos em um ano, uma segunda queda apenas para a diminuição fisiológica de 1975, o ano posterior à aprovação do divórcio na Itália.
Mas atenção. Aqueles que caem não são casamentos com pelo menos um cônjuge estrangeiro, nem os segundos casamentos de divorciados e viúvos. O verdadeiro colapso é dos primeiros casamentos - menos de 7,3% - e ainda mais dos casamentos religiosos, com uma queda de 10,5% entre 2016 e 2017.
É assim que o demógrafo Roberto Volpi, não católico, comenta na edição de 29 de novembro do jornal "Il Foglio":
"A razão pela qual esse revés é ainda mais preocupante do que qualquer outra coisa é rapidamente explicada. Ainda hoje, 70% dos nascimentos ocorrem na Itália dentro do casamento, mas é ele o que claramente garante mais nascimentos no que diz respeito ao casamento com rito civil. O último é, de fato, e acima de tudo, o casamento que recorrem os divorciados, viúvos e casais mixtas de italianos e estrangeiros, ao contrário do casamento religioso que ainda é de longe preferido pelos celibatários e solteiros, mais jovems e com uma alta propensão para ter filhos".
E ele conclui dizendo:
"A alta nupcialidade marcou a Itália nos anos de reconstrução pós-guerra, do milagre econômico, da inventividade e da confiança dos italianos no futuro. São os casamentos os que dizem quantos de nós são saudáveis ​​ou doentes. Estamos atualmente em um estádio quase terminal. Não seria ruim se a Igreja, a primeira a pagar o preço, entendesse e fizesse um movimento".
Esta última frase parece paradoxal, depois de um duplo sínodo dedicado pela Igreja Católica ao tema da família.
Paradoxal, mas verdadeira, já que esse duplo sínodo foi deliberadamente incendiado pela discussão sobre a Comunhão aos divorciados que se casaram novamente e na admissão misericordiosa do que não é casamento, a convivencia de casais homossexuais.
Uma discussão que deixou o campo livre à ofensiva dos adversários do verdadeiro casamento. Como na famosa frase de Lívio: “Dum Romae consulitur, Saguntum expugnatur” [Enquanto em Roma  discute-se, Sagunto é tomada por assalto].
Enquanto em Roma disute-se voto a voto, o inimigo invade a cidade.