Páginas

miércoles, 5 de diciembre de 2018

Evo Morales está concorrendo pela quarta vez à presidência da Bolívia

Apesar do referendo de 2016 que lhe negou essa possibilidade
O Tribunal Eleitoral da Bolívia (TSE) deu luz verde na terça-feira a uma nova nomeação de um quarto mandato do presidente, Evo Morales, em meio a protestos que exigem a desqualificação da candidatura do presidente, considerada inconstitucional pela oposição.

A Câmara Plenária do Supremo Tribunal Eleitoral aprovou a qualificação de oito candidaturas a umas primárias em janeiro, entre as quais a do binômio Evo Morales-Álvaro García, segundo a resolução lida em nota à imprensa.
A decisão do tribunal chega em um momento em que a oposição à candidatura de Morales se intensfica com marchas de protesto e uma greve nacional convocada para a próxima quinta-feira.Um grupo de jovens se instalou na periferia do TSE na segunda-feira, em uma praça pública em La Paz, para mostrar sua rejeição à candidatura de Morales.
O partido no poder rejeitou no ano passado o resultado do referendo de 2016 que negou a Morales a possibilidade de um quarto pedido, alegando que foi conseguido sob pressão sobre a existência de um filho do presidente, o que posteriormente não pôde ser verificado.
Morales conseguiu, no final de 2017, que o Tribunal Constitucional autorizasse a candidatura do presidente para um novo mandato, entre 2020 e 2025, argumentando que era seu direito humano fazê-lo.
Com informações de: Evo Morales se postula por cuarta vez a la presidencia de Bolivia