Páginas

martes, 25 de diciembre de 2018

Artesã inspirada nos hábitos dos Arautos do Evangelho, confecciona vestuários para o Menino Jesús no Equador

Segundo o influente jornal equatoriano El Universo, a artesã da cidade de Cuenca: "Blanca Hurtado este ano desenhou seis novas peças de vestuário para a imagem do Menino Deus. Um dos mais marcantes é aquele que recria o índio mexicano Juan Diego, que observou a Virgem de Guadalupe. Tem um fundo branco no qual a imagem da guadalupana foi bordada com rosas coloridas. Uma capa vermelha com dourado acompanha o vestuário.
Um mais simples, mas elegante é o hábito usado pelos Caballeros de la Virgen de Fátima, com elementos que o tornam semelhante ao vestuário dos também conhecidos como Arautos do Evangelho. É uma túnica branca por baixo, com un traje marrom com um capuz por fora, com uma grande Cruz de Santiago de Compostela estampada e um rosário amarrado na cintura.

Blanca tem dedicado 18 anos a esta arte de vestir a imagem de Jesus recém-nascido e a época de Natal é a mais procurada, já que a maioria dos cuencanos quer ter a seu Menino elegante para colocá-lo na manjedoura na véspera de Natal.
Ela corta os tecidos para montar os trajes e Esperanza Pinos, sua costureira, borda-os à mão e com paciência. Utiliza colares elegantes, tecidos coloridos, miçangas e outros detalhes que lhe dão vida. Os vestidos para o Menino Jesus são até exportados para os Estados Unidos.
O bazar é chamado Virgen del Cisne. E aqui o resto do ano elabora trajes ou vestuários para diferentes imagens religiosas, que são veneradas ao longo do ano em Cuenca e em outras províncias próximas. Por exemplo, eles fazem capas para a Virgen de la Nube, que é de Azogues, e para a Churonita, de Loja.